O escritor e espiritualista André Mantovanni explica quais os significados de alguns elementos que simbolizam o Dia das Bruxas.

Caldeirão: 
representa o ventre que gera e nutre os pedidos e invocações dos rituais. Transformação e renovação.

Colher de pau: usada para rituais que envolvam o caldeirão, representa a junção do masculino e do feminino.

Varinha mágica: representa o poder espiritual manifestado para encantar os rituais.

Taça ou cálice prateado - (pode também ser de cristal): que simboliza a deusa Lua, usada para beber os encantamentos.

Pedras e cristais: protegem os rituais, geram energias positivas, e asseguram o poder pessoal das bruxas. São considerados como parte da luz astral que se materializa na Terra.

Oráculo - (tarô, runas, bola de cristal etc): serve como um elo de comunicação entre as bruxas e o plano astral.

Incensos: representa a força da mente e eleva os pedidos.

Plantas, flores e frutas: para fortalecer e facilitar a energia da terra (concretização), além de representar a fertilidade da Mãe natureza que tudo pode prover.

Pentáculo - (estrela de cinco pontas): objeto de proteção.Signo que indica iniciação nos conhecimentos da Tradição.

Vassoura: varre a energia maléfica. O costume de deixá-la atrás da porta é para afastar os maus espíritos que queiram visitar a casa. Quando esta vassoura cai indica necessidade de se proteger contra uma visita indesejada.

Velas: simbolizam o elemento fogo – a espiritualidade e a ação dos desejos.

Poção da sorte: serve para purificar um ambiente e proteger contra qualquer negatividade. Esta poção deve ficar em cima de um altar e será usada sempre que necessário. Usa-se nela três punhados de sal grosso, um ramo de alecrim, manjericão e hortelã. Gotas de essência de mirra ou benjoim, 01 turmalina negra e água num recipiente de cristal.


Um diário (Livro das Sombras): usa-se esse diário para registrar os conhecimentos obtidos, receitas, encantamentos, invocações e experiências da bruxa em seu dia-a-dia.

Chapéu da bruxa em forma de um cone: é muito utilizado na magia branca e na meditação. A forma do cone é considerada como a pirâmide perfeita, de base circular ou elíptica que diminui uniformemente seu diâmetro, terminando em ponta. As energias que se colocarem dentro desta forma geométrica serão elevadas a um só ponto, o que faz com que se elevem às vibrações e com isto a capacidade de comunicação com os seres etéreos. 


Já os chapéus que possuem a forma de um cone amassado são muito utilizados por magos e bruxos negros. O Cone amassado abaixa a vibração de quem o utiliza, deixando-o em contato mental com seres de baixa vibração.

Abóboras com velas acesas em seu interior: a prática mais famosa do Samhain é o Jack O'Lantern (máscaras de abóboras), que sobrevive até hoje nas modernas celebrações do Halloween. Vários historiadores atribuem suas origens aos escoceses, enquanto outros lhe conferem origem irlandesa. As máscaras eram utilizadas por pessoas que precisavam sair durante a noite de Samhain. 


As sombras provocadas pela face esculpida na abóbora tinham a virtude de afastar os maus espíritos e todos os seres do outro mundo que vinham para perturbar. Máscaras de abóboras também eram colocadas nos batentes das janelas e em frente à porta de entrada para proteger toda a casa.

Comentários

Postagens mais visitadas