DIA DO PROFESSOR



 Neste momento, não posso deixar de destacar uma experiência extraordinária que vivenciei: o pré-vestibular Unicom, idealizado por indivíduos comprometidos com a transformação social e o empoderamento de vidas. Entre os muitos professores do cursinho, gostaria de dedicar algumas palavras a dois dos melhores educadores que já tive: Osni Cardoso e o Professor Luizinho. O tempo pode passar e muitas coisas podem ser esquecidas, mas aquilo que deixa uma marca indelével em nossas vidas permanece eternamente gravado em nossa memória.

Quero compartilhar minha experiência como estudante, quando tive o privilégio de fazer parte da família Unicom. Naquela época, eu era uma jovem curiosa, filha de um carpinteiro e de uma dona de casa, com o objetivo audacioso de ser uma das raras histórias de sucesso vinda de um contexto socioeconômico desfavorecido, almejando alcançar a universidade e, mais especificamente, pertencer aos 2% de estudantes provenientes do ensino público que conquistam esse feito.

Além da formação acadêmica, o Unicom oferecia um suporte emocional inestimável, incentivando cada jovem a acreditar em si mesmo. Todos os dias, éramos banhados com uma dose generosa de fé na educação, no papel transformador daquele espaço, e na importância de os menos favorecidos buscarem conhecimento como forma de superar os desafios sociais.

Serei eternamente grata ao professor Osni por ter me ensinado muito além dos conteúdos acadêmicos. Ele acreditou em centenas de jovens, transmitindo valiosos ensinamentos sobre vida, política, sociedade, relações interpessoais e empatia. Aprendemos a compartilhar, a ser generosos e a contribuir para nosso crescimento pessoal e coletivo.

Lembro-me vividamente do dia do vestibular, quando Osni percorreu escolas para nos dar apoio e desejar boa sorte. Recordo com carinho o momento em que disputávamos para ser os portadores da notícia a Gabriel, que havia conquistado o primeiro lugar na UNEB. Luizinho ficou até altas horas da madrugada acompanhando a lista de aprovados e, às cinco da manhã, ligou para mim, compartilhando minha felicidade e lágrimas. Cada estudante aprovado representava uma vitória e um passo em direção a uma sociedade mais justa.

Não posso expressar adequadamente o orgulho e a gratidão que sinto por fazer parte dessa família, tanto como estudante, professora e coordenadora. Osni e Luizinho sempre serão meus exemplos eternos de professores e seres humanos extraordinários. Não importa o que a vida reserve para eles; em meu coração e memória, eles permanecerão como a melhor versão de si mesmos.

A vocês, meus eternos professores, meu profundo agradecimento por todos os ensinamentos que moldaram minha jornada.

Comentários

Postagens mais visitadas