AS DUAS FACES DO CIÚME


# Não invalide seu sentimento.
Ciúme online é tão real, e humano, quanto o ciúme da vida offline.
Você não vai conseguir eliminar seu ciúme com afirmações do tipo: “Sou um besta! Estou com ciúmes de um cara que mora lá no Japão, e eu aqui ao lado dela no Brasil” ou “Ela não é um risco, eles nunca vão se ver pessoalmente…”.

Ao fazer esses tipos de afirmação, você tira a presença e a veracidade do sentimento, tornando-o um fantasma. É muito difícil combater um inimigo invisível. Então, não tire a força de seu sentimento, entenda-o!
2# Não dê forças para esses relacionamentos 
Esse ponto vai parecer que contradiz o ponto no. 1, mas, não. Atente:
Frequentemente as pessoas dramatizam uma cena, que não tinha tanto valor assim para a outra pessoa, e isso pode causar outro problema: cultivar uma curiosidade no cônjuge, que pode pensar: “Nossa, por que será que ela está tão insegura assim? O que será que a Fulana tem que ela viu e eu ainda não vi??” e ainda fomentar uma vontade de provar o proibido. Fique atento a esse comportamento!
3# Amplie sua autoestimaNormalmente sente-se mais ciúmes das pessoas que aparentemente representam riscos para o relacionamento. Sentimos-nos ameaçados por aqueles que julgamos ser mais ou tão bonitos, inteligentes, interessantes e carismáticos que nós.
Ciúme é um problema comum que atinge muitos casais. Todo mundo já passou por uma situação de crise e insegurança com medo de perder a pessoa amada. Porém, alguns casamentos passam por situações em que o ciúme exagerado destrói a relação e a causa problemas sérios no dia a dia. O que fazer quando o ciúme toma conta da vida conjugal?
Como controlar?
Para Suely Buriasco, Mediadora de Conflitos, o essencial para controlar o ciúme é partir para o diálogo: “A comunicação ineficaz é a grande responsável pelo surgimento de conflitos que eclodem em graves crises no relacionamento a dois. Isso porque as pessoas não estão habituadas a ouvir o outro de forma a compreendê-lo. É preciso refletir mais sobre o quanto se está considerando o outro em suas ideias e atitudes”.
Existe solução?
Em casos em que o casal está em crise, é preciso expor ao parceiro os sentimentos e tentar achar uma solução para o problema. “Fale como se sente diante da crise que estão vivendo. Peça ajuda, pergunte a opinião dele e, principalmente, ouça o que ele tem a dizer. É importante fazer acordos, estabelecer o que é negociável ou não buscando formas mais agradáveis de convivência em que nenhum dos dois alimente o ciúme do outro”, afirma Suely.
Sem crises
Para ter um relacionamento saudável sem crises, Suely revela: “A confiança e a comunicação representam o pilar de qualquer relação a dois. Assim, quando a insegurança se manifestar, é sempre recomendável recorrer ao diálogo o quanto antes. Um relacionamento saudável não é aquele em que duas pessoas se anulam para formar uma e, sim, o que representa a união de duas personalidades distintas que buscam se harmonizar porque desejam a felicidade juntos”.
Autoconfiança é importante
Confiar em si mesmo e ter boa autoestima é essencial para o relacionamento não ter crises fortes de ciúme e insegurança. “Uma boa dose de autoconfiança ajuda a controlar as crises de insegurança geradoras do ciúme. Nesse sentido existem muitos profissionais que podem auxiliar nessa mudança de comportamento, como psicólogos, coaching, mediadores de conflitos, etc. Para casos patológicos, deve-se buscar ajuda de um psicoterapeuta e, em alguns casos, de um psiquiatra, a fim de evitar sofrimentos maiores”, completa a Mediadora de Conflitos.
Um relacionamento bom e duradouro é baseado na confiança e na harmonia. Não esqueça de sempre buscar o entendimento e a paciência! E você, já sofreu com ciúme devastador? Compartilhe sua experiência nos comentários!
Consultoria: Suely Buriasco – Mediadora de Conflitos – www.suelyburiasco.com.br.


POR OUTRO LADO

1. Ciúmes = Amor
Observar o seu namorado(a) a conversar com outra mulher ou homem extremamente atraente pode facilmente despertar sentimentos de ciúmes… e ainda bem! Talvez fosse pior se não sentisse nada! Ao verificar que outra pessoa possa sentir-se atraído pelo seu companheiro(a) e ver que essa reação se transforma numa pontinha de ciúmes, está a validar o seu amor por ele ou por ela, o orgulho que tem em estar com essa pessoa e a vontade que tem de a relação continuar a dar certo. Isso é extremamente positivo, por isso, porquê deixar que os ciúmes se transformem em algo negativo como uma cena ou discussão desagradável?
2. Ciúmes = Mais empenho na relação
Já alguma vez pensou que os ciúmes que sente cada vez que o seu parceiro fala de uma certa colega de trabalho ou quando a sua namorada vai tomar café com aquele amigo podem ser um indicador de que falta algo na vossa própria relação? Talvez gostasse que ela o convidasse para ir tomar um simples café de vez em quando? Talvez gostasse de ter o tipo de conversas que ele tem com a colega do escritório? Transforme os ciúmes em mais empenho e dedique-se mais à sua relação, começando por comunicar as suas necessidades ao seu companheiro(a) e pedindo que ele/ela faça o mesmo.
3. Ciúmes = Autoestima
Os ciúmes não só criam sentimentos de frustração, raiva e insegurança no seio de um casal, como podem abalar a nossa própria autoestima: não sou tão bonito, inteligente, feliz ou confiante como essa pessoa com quem ele/ela está a conversar e a divertir-se imenso. Evite que os ciúmes se transformem em ataques negativo a si próprio – não se deite abaixo! Em vez disso, aproveite esse ataque ciumento para se auto motivar e mude aquilo que quer mudar em si, seja o corte de cabelo, a forma como se veste ou o regresso ao ginásio. Independentemente do tipo de ciúme, utilize-o como um incentivo para cuidar mais de si, para crescer e ser uma pessoa melhor – quer seja a nível físico, mental ou espiritual.
4. Ciúmes = Quebrar rotina
É inevitável – uma relação de longa data torna-se, em alguns momentos, monótona e sem aquela chama da paixão inicial. Aproveite a intensidade e o “fogo” desses ciúmes para quebrar a rotina da própria relação – afinal de contas, é consigo que ele/ela (ainda!) está! Não dê motivos para o seu parceiro(a) andar à procura de outro tipo de divertimento, pois, se ele/ela tiver tudo o que precisa em casa, dificilmente voltará a sentir um ataque de ciúmes monumental. Porém, para garantir isso, uma relação tem de ser acarinhada diariamente e isso passa, em grande parte, por fugir à rotina.
5. Ciúmes = Gestos de carinho
Quem se sente amado, acarinhado e sexualmente satisfeito, dificilmente sente aqueles ciúmes avassaladores, porque está bem e sente-se seguro na sua relação. Mas, se tiver um ataque ciumento, isso não poderá ter na sua base a falta de carinho? E será que a outra pessoa não estará a sentir exatamente a mesma coisa? Uma relação saudável necessita de carinho físico e verbal, de forma contínua, e de ambas as partes. Transforme os ciúmes em gestos de carinho, em palavras positivas e crie mais amor na sua vida a dois. Quanto aos ciúmes? Nem vê-los.



Parte inferior do formulário

Comentários

Postagens mais visitadas