A hora certa de terminar uma relação




Colocar um ponto final numa relação não é uma tarefa fácil. Porém, chega a hora de acabar de vez com o relacionamento que, se for sincera consigo mesma, já deixou de existir há tempos.
Mas qual o momento de identificar que ele chegou a fim? De acordo com a psicóloga Heloisa Knoedt, o primeiro fator que determina um término é a cobrança de atenção. “Esse tipo de comportamento é resultado de insegurança e de expectativas exageradas em relação ao outro. A pessoa que cobra atenção, presença e afeto sofre de insegurança e não tem um senso de auto-valor. Ela acha que o parceiro é responsável pelo seu bem estar, o que é uma premissa completamente equivocada”, diz a especialista.

Outro fator de fracasso na relação é o ciúme doentio, uma emoção considerada comum nos relacionamentos atuais. “Por ser uma emoção, não é possível não senti-la. A questão é como a pessoa lida com o ciúme que sente. Sentir o ciúme e ‘tomar conta’ dessa emoção é sinal de amadurecimento”, explica a psicóloga, que fala ainda sobre o ciúme patológico, conhecido na Psiquiatria como Síndrome de Otelo, em referência ao personagem de Shakespeare. “Esse tipo de ciúme pode levar a pessoa
a extremos de agressividade e colocar em perigo a integridade do parceiro”, alerta.

O primeiro passo para chegar à conclusão de que o relacionamento não vai mais para frente é perceber que, se você vem tentando sustentar a relação procurando compreender as fraquezas do outro e reconhecendo as qualidades dele sem conseguir sucesso, termine. “Se você está consciente de que um parceiro jamais vai completar o outro na relação e é capaz de lidar com as próprias frustrações ao invés de culpar o parceiro pelo seu mal estar, e mesmo assim, a relação continua insuportável, ponha fim”, aconselha Heloísa, que alerta para o fato de não sair dessa para outra relação parecida.

Porém, existem algumas dicas para tentar colocar novamente o barco na superfície. “A imaturidade emocional pode ser contornada caso o outro saiba lidar com isso, o que significa não se deixar cair no script, não reagir às cobranças, seja como vítima ou como agressor. Simplesmente devolver a questão para o outro é transformador, sendo feito através de perguntas que estimulem o outro à auto-reflexão”, conclui.

Termine após o trabalho
As manhãs são muito corridas e ainda sobra o risco de ter um dia muito ruim pela frente. Marque um encontro com ele ao anoitecer, depois do expediente, porque assim dá tempo suficiente para uma conversa longa e, ainda, de sair com amigos se precisar desabafar. 
Dê a notícia pessoalmente
Telefonema ou mensagem privada em rede social só serve para terminar quando saiu poucas vezes com a pessoa. Caso contrário, o rapaz merece uma conversa pessoalmente.
Encontre-o em um local adequado
Um parque ou uma praça oferecem bastante privacidade para conversar sem se sentir confinada, como se estivesse em um restaurante ou bar.
Comece com algo positivo
Nem pense em chegar e listar todos os defeitos dele. Comece com algo positivo, como “passamos um bom tempo juntos, adoro seu senso de humor e como me trata bem, mas não formamos o casal que esperava.”
Focalize seu raciocínio em você
Diga coisas relacionadas a você, como “estou muito focada em minha carreira e os relacionamentos não são prioridade agora”. Evitar falar das falhas dele poupa o seu ego, porque não é necessário magoá-lo ainda mais.
6. Ouça o que ele tem a falar
Mas, se começar a sentir que está apenas divagando e tentando dar um jeito de voltar, corte-o: “essa conversa vai durar uma eternidade, mas não vai funcionar.”
Fique livre dele por um mês
Não ligue, não mande mensagens, não fuce sua vida em redes sociais. É mais fácil aceitar o rompimento quando não entra em contato com o outro. Se ele pedir para serem amigos, diga que não é possível: “Espero que um dia possamos ser amigos, mas agora precisamos de um tempo separados".
Deixe de ser amiga dele em redes sociais
Essa é uma mensagem clara de que está decidida. Além disso, para que torturá-lo com fotos de sua vida? Também evita o incômodo de ver fotografias dele com outra garota.

Comentários

Postagens mais visitadas