Como lidar com a paquera no ambiente de trabalho?




Não é novidade que muitos casais se formam em um ambiente de trabalho. Pesquisas apontam que relacionamentos estão se tornando cada vez mais comuns dentro das empresas. Com as jornadas de trabalho cada vez mais longas, as pessoas se aproximam muito mais do que em tempos passados, é uma consequência natural, quanto maior o tempo que se passa junto a um grupo, mais estreitos os laços se tornam, mais se conhece intimamente aquele que está ao seu lado, mais se compartilha sobre questões pessoais e cria-se o terreno para que venham também a desenvolver relacionamentos para além de uma amizade.

Um outro fator que contribui para esse cenário é o fato das empresas com características mais jovens, com conceitos menos tradicionais e que, apesar da hierarquia lidam bem e melhor com a informalidade nas relações. Salvo algumas empresas que preservam a proibição dos namoros, muitas se redefiniriam e permitem que eles aconteçam; o que não muda, entretanto, é a necessidade de seguir certas regras de boa conduta e bom senso.

Quando se convive com alguém, em qualquer ambiente que seja, acadêmico, profissional ou social não há como evitar sentir o interesse se ele estiver presente entre duas pessoas. O que marca a diferença de como conduzir esse interesse será justamente o cenário onde ele se passa. Muitas pessoas ficam em dúvida de como lidar com uma paquera dentro do ambiente de trabalho. Vamos dar algumas sugestões de como levar de forma saudável e cuidadosa essa relação:

Em primeiro lugar é importante que se tenha clareza sobre o código de conduta da empresa onde trabalha e o que é esperado dos funcionários de acordo com cada circunstância. Passada essa etapa, será fundamental ficar atento a certos detalhes que irão preservar não apenas a dupla como também o bem estar geral do grupo.

Esse é um ponto que muitos costumam esquecer, ter um namorado no ambiente de trabalho pode afetar a todo um grupo se a dupla não souber conduzir de forma madura o relacionamento. Cenas de ciúmes e discussões geram clima pesado e desconforto, nutrem fofocas e aumentam os comentários, tudo isso pode levar a uma importante queda de produtividade, não precisará de muito para que se associe rendimento com relacionamento e o cargo de um dos dois pode ficar comprometido.

Assim como beijos, abraços, apelidos, bilhetinhos, presentes, conversas sem fim nos chats podem gerar uma impressão infantil do relacionamento e novamente gerar clima de desconforto em razão da inadequação.

Seja por problemas pessoais do casal que transbordam quando estão juntos, seja pelo exagero na demonstração do afeto, o ambiente de trabalho pode sofrer quando o casal erra o tom e não preserva nem a si mesmo e nem ao grupo. É fundamental que tenham maturidade, caso contrário será problema na certa, e que saibam evitar a exposição em demasia, tanto de um lado ou de outro.

Por fim, vale relembrar que se surgir um interesse entre uma dupla de trabalho tudo que se tem a fazer para aproveitar a oportunidade é ter sempre em mente que cada espaço tem as suas regras e limites, o que vale em casa não vale no trabalho e vice-versa. Tenha sempre os limites bem claros, o que se pode e onde se pode, considere que não estão sozinhos, existe todo um grupo de profissionais ao redor que indiretamente (e as vezes diretamente) estão envolvidos nessa relação e podem, se tudo for mal conduzido, saírem prejudicados.

Não permita que a relação interfira na sua produtividade, preserve sua imagem e tudo que construiu profissionalmente até o presente e acima de tudo mantenha o bom senso sempre em dia e atualizado!
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